sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Nas Trilhas da Chapada Diamantina

 


Morro do Pai Inácio e lago em Igatu, imagem: Jefil


O sonho de conhecer a Chapada Diamantina foi interditado pela pandemia da COVID-19. Mas assim que a vacinação se intensificou começamos a refletir sobre realizar o sonho. Sentimentos opostos tomavam conta do meu ser: tristeza pelos milhares de mortos e sequelas emocionais deixadas em parentes e amigos; alegria pela redução dos casos e o retorno das atividades, ainda que, parcialmente. As reflexões pareciam não ter fim: desemprego, fome, milícias, custo de vida, perda de direitos sociais, os incêndios devorando flora e fauna. Por outro lado o sentimento de querer viver. E a certeza de que a chuva benfazeja chegaria, para fazer brotar a vida, na natureza e nos corações. Fôramos informados de que chovera bastante na Chapada. Hora de pegar a estrada. Tínhamos outro impedimento: faltávamos o conhecimento das trilhas e um veículo, que suportasse o tranco. O problema seria logo solucionado com o convite de Larissa e Ricardo, que conhecem cada palmo da Chapada. Nosso primeiro destino era o Vale do Capão. No caminho, fotos do Morro Pai Inácio e uma parada para conhecer o Poço do Diabo. Lá eu pensei: o mundo não vai acabar pela ação dos malignos. Mergulhamos no poço e nos fartamos de beleza. No Capão fizemos duas trilhas, da Purificação, que tem no percurso a Angélica foi a mais "pesada", com cerca de 6km de rio, pedras e vegetação. Almir elogiou a resistência de Antonia. Sem querer fazer trocadilho, vale a pena conhecer o Vale do Capão. Ao retornarmos, passamos por Lençóis, cidade histórica e charmosa. 

  Não tardou muito para que Larissa e Ricardo nos convidassem a conhecer outra parte da Chapada. Dessa vez, na companhia de Dona Irá e Nelson. Destino: Mucugê. No caminho, uma parada em Igatu, lugarejo ideal para pousar uns dias e saborear silêncio e paz. Mucugê me fez lembrar a minha querida Tiradentes. Ruas calçadas de pedra, com muitas pousadas, comida boa, clima ameno e ao redor, as cachoeiras de águas de cores avermelhadas, limpas. Beleza de encher os olhos. Disse a Antonia, que moraria em Mucugê, de boa! Nesses dias tive pouco tempo para lembrar da desordem que tomou conta do Brasil. Ah, o preço da gasolina...

  Aqui encerro esta breve crônica. As imagens falam por si.


J Estanislau Filho 

Imagens: Jefil










23 comentários:

  1. Ainda bem que apesar do caos do país temos paisagens de encher os olhos. Ótimo reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Muito linda a Chapada, fiz uma trilha de 3 dias pelas brenhas do Vale do Capão, descendo paredões em trilhas de 30cm de largura, insanidade que nunca mais vou ter coragem! Lindíssimos campos, córregos e aquele isolamento de tudo...A gente tem mais é que se abastecer, porque luta pela frente ainda tem muita!

    ResponderExcluir
  3. Lindas imagens. Adorei. Parabéns, Estan!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, belas imagens. A natureza é prodigiosa. Parabéns, Estan! (Aila Brito)

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa crônica e fotos inesquecíveis. Stan, sou sua fã de carteirinha. Uau. Meus parabéns e um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  6. Sonho em fazer essa viagem. Eu me delicie com sua crônica tão bem escrita. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de ter conhecido esse lugar com muitas fotos lindas fez uma bela dissertação. Parabéns mano!

      Excluir
  7. Achei maravilhoso estas fotos dos lugares, se eu pudesse faria trilhas assim, e sua crônica ótima. Parabéns, abraço a vocês que sabem aproveitar .

    ResponderExcluir
  8. Mucugê, me deu vontade de conhecer! Esses lugares paradisíacos são de dar água na boca Stan! E o seu texto, escrito com a maestria de sempre. Parabéns. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção. Volte mais vezes!

      Excluir
  9. Belas paisagens

    ResponderExcluir