Por J Estanislau Filho
O ódio aos pobres ocorre pelo medo que a classe média tem de perder seu poder de mando. Para a classe média, o pobre é uma ameaça à sua posição na sociedade, não podendo, portanto ter ascensão social. Também para ter alguém para a sua autoafirmação, para pisar, explorar e humilhar. Estudos apontam que a classe média é composta por 70% da população, sendo que, 30% dela é progressista.
Quem faz a cabeça dos 70% da classe média são os endinheirados, apenas 1% da população. A classe média é o seu escudo de proteção. Ou seja, os ricaços, manipulam a classe média, que manipula e intimida os pobres remediados, que manipula os mais pobres. Assim gira a roda da luta de classes. Nessa roda, pobres negros levam a pior.
O ódio ao Lula é o ódio aos pobres, porque Lula é um semianalfabeto, nordestino e pobre, que ousou ascender socialmente e chegar à presidência. Um símbolo que precisa ser destruído. Ricos e 70% da classe média não aceitam isso. As grandes corporações midiáticas, financeiras, agro, fazem uma campanha com o propósito de deslegitimá-lo.
Além de tudo isso, temos outro fenômeno, que agrega a esse ataque: o pobre de direita. Dá pra entender? Lógico que dá. Mas para isso é necessário mais que uma pequena crônica. Necessário um ou mais livros. Tais livros existem e estão à disposição de quem tem interesse de compreender porque os pobres são humilhados e manipulados. O autor é Jessé Souza. Segue a lista:
A Classe Média no Espelho
Brasil dos Humilhados
O Pobre de Direita
Necessário a leitura, consciência de classe , ter uma visão ampla dos acontecimentos históricos, do passado e do presente e se engajar nas lutas para combater as desigualdades sociais.
ResponderExcluirObrigado pela presença generosa, minha querida. Volte sempre que desejar.
Excluir