Imagem: Brasil de Fato
Jibril Rajoub se esforça pra ser um bom vizinho, apesar do outro lado não fazer o mesmo. Coloca o som num volume ensurdecedor; soca a parede-meia e muitas vezes deixa o lixo no passeio da casa de Jibril, que pacientemente o recolhe e deposita na lixeira. Como o vizinho não respondia ao seu cumprimento, Rajoub silenciou. Melhor deixar pra lá, até mesmo porque, o vizinho já demonstrou não querer a sua amizade.
Abner, esse é o nome do vizinho de Jibril, satisfeito ou não, com a calma de Rajoub, resolveu ir além, ao demolir o muro, sem ao menos consultá-lo. Poeira e entulho tomaram conta do lote de Jibril, que não disse nada. Mas observava atento. Sua paciência dava sinais de esgotamento. O conflito não tardaria chegar. Aconteceu quando Abner começou a reconstruir o muro. Avançou vinte centímetros no lote do vizinho. Jibril não se conteve: pegou uma picareta e colocou abaixo, a construção que se iniciava. A reação de Abner foi violenta. Quebrou as janelas da casa de Jibril, que respondeu com a picareta em punho, em direção de Abner, que sacou um revólver e deu tiro no peito de Rajoub, que caiu morto na hora.
É mais ou menos isso o que acontece na guerra entre Israel e Palestina, principalmente na faixa de Gaza.
Tenho um vizinho que construiu um prédio fora da lei em frente a minha casa. A filha do dono do prédio de 4 andares joga lixo pela janela e nem se importa de por num saco . Os moradores do prédio já se mudaram inclusive o pai porque nem água pagam. Ela vive brigando e xingando o marido, e isso num bairro de classe média alta e ninguém interfere porque não sabe o que fazer. A única coisa que sabemos é que ela se interna de vez em quando em clínica psiquiátrica. Sabe-se lá o que poderá acontecer?
ResponderExcluirO vizinho nem sempre é o parente mais próximo. Valeu!
ExcluirVizinhar é uma arte! E pena quando os vizinhos em guerra estão e até quando isso vai continuar???AFF!
ResponderExcluirabraços, tudo de bom,chica
Obrigado, Chica, sempre bem-vinda
ExcluirTer vizinho amigo é pleno, mas a humanidade é perversa...
ResponderExcluirÉ isso aí, grato 🙏
ExcluirGraças a Deus meus vizinhos são bons ,tirando uns 2ou 3 moro 45 anos no mesmo lugar vivo tranquila ,mas tem alguém de minha família que bem encrencados.😳 Eu só muito calma para me tirar do sério tem de ser muita coisa.so que esse vizinho que você narrou impossível conviver ,aí da nisso morte.😭
ResponderExcluirÉ isso aí. Grato 🙏
ExcluirConto interessante e realmente a guerra entre Palestinos e Israelenses lembra esses dois vizinhos descontentes,mas nada justifica o genocídio do povo Palestino. Um beijo ao mestre!!! Maria Ventania.
ResponderExcluirGrato 🙏, volte mais vezes, Maria
ExcluirO vizinho não aceita o espaço do outro, daí as divergências vão ficando aparente e sem diálogo. Israel não respeita e não aceita o Estado da Palestina e tem apoio de grande potência o massacre e a posse do território estava e está acontecendo. Gostei do texto, pois é uma analogia para chamar a atenção do massacre do povo palestino.
ResponderExcluirGratidão 🙏 meu amor. Seu comentário me estimula
Excluir