domingo, 13 de abril de 2025

Cara chato

Por J Estanislau Filho

Imagem: Google

Um velho ranheta, cidadão ranzinza, cara chato. É o que as pessoas dizem dele e eu, Voltaire, atesto. Por conta da mania que ele tem de contrariar e não gostar de ser contrariado. A especialidade dele é a discordância. Pra todo argumento, por mais embasado, ele faz um contraponto. Quer ver como destruo o seu argumento? É assim que ele começa a contestação. O diálogo, se é que pode ser considerado assim, pode ser estressante. Por causa disso, mudei a estratégia. Decidi concordar com tudo o que ele dizia. Não que suas teorias não fizessem sentido. Sua capacidade cognitiva é elevada. Resolvi me abster do debate, apenas concordar. Ele me questionou: - Voltaire, você está concordando comigo, por quê? Ora ora, respondi, porque penso que você está certo! Não, retrucou Rousseau (esse é o nome do velho ranzinza), estou dissertando sem nenhuma base científica, como um sofista e você concordando, que desatino! Mas sua teoria faz sentido, respondi. Rousseau contra atacou: - A sua concordância me irrita, parece ironia, deboche. pois o que exponho não faz sentido aqui, nem na China. Mas você é mesmo um cara chato, respondeu Voltaire, impaciente, discorda até da concordância!

quarta-feira, 9 de abril de 2025

O ódio ao Lula é o ódio aos pobres


Por J Estanislau Filho


O ódio aos pobres ocorre pelo medo que a classe média tem de perder seu poder de mando. Para a classe média, o pobre é uma ameaça à sua posição na sociedade, não podendo, portanto ter ascensão social. Também para ter alguém para a sua autoafirmação, para pisar, explorar e humilhar. Estudos apontam que a classe média é composta por  70% da população, sendo que, 30% dela é progressista. 

Quem faz a cabeça dos 70% da classe média são os endinheirados, apenas 1% da população. A classe média é o seu escudo de proteção.  Ou seja, os ricaços, manipulam a classe média, que manipula e intimida  os pobres remediados, que manipula os mais pobres. Assim gira a roda da luta de classes. Nessa roda, pobres negros levam a pior. 




O ódio ao Lula é o ódio aos pobres, porque Lula é um semianalfabeto, nordestino e pobre, que ousou ascender socialmente e chegar à presidência. Um símbolo que precisa ser destruído. Ricos e 70% da classe média não aceitam isso. As grandes corporações midiáticas, financeiras, agro,  fazem uma campanha com o propósito de deslegitimá-lo.  

Além de tudo isso, temos outro fenômeno, que agrega a esse ataque: o pobre de direita. Dá pra entender? Lógico que dá. Mas para isso é necessário mais que uma pequena crônica. Necessário um ou mais livros. Tais livros existem e estão à disposição de  quem tem interesse de compreender porque os pobres são humilhados e manipulados. O autor é Jessé Souza. Segue a lista:


A Classe Média no Espelho

Brasil dos Humilhados

O Pobre de Direita








BOA LEITURA!