quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

BACTÉRIAS







Lamentações 3:5
Ele me sitiou e me cercou
de amargura e de pesar.


Cortar as unhas grossas dos pés, tornara-se um momento de reflexão filosófica de Isaías. Um ritual, na maioria das vezes, amargo. Por isso adiado ao máximo. Só as cortava, quando era alvo dos olhares acintosos de Flavia e Jerusa, ou quando a Maga reclamava das ranhuras em suas pernas. Irritou-se, certa vez com a Regina, que ao ver suas unhas, disse, com uma sonora gargalhada: - Vai precisar de uma makita pra cortar os cascos.
  Ao cutucar as bactérias que se espalham sob as unhas, lembra que seu corpo, um dia será alimento de vermes. Que elas estão ali, alojadas, à espera do seu último estertor, para dar início à comilança. Neste segundo sábado de um dezembro chuvoso, meditava sobre se a "essência precede a existência". Concordou que Sartre interpretara corretamente, pois, o homem precisa existir primeiro, descobrir-se no mundo, para em seguida se definir. Mas como definir o homem, se o nada é indefinível!

“Não sou nada. Nunca serei nada, não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” *

  Ao cortar as unhas, seu ego virava uma bola murcha e lamentava-se consigo, resmungava, pois, perante as pessoas, jamais admitia fraquezas. Nestas horas, o homem do meio-dia transformava-se no homem da zero hora...

Da série: Outras Espécies


* Fernando Pessoa






Sobre bactérias


"(...) As bactérias são os seres vivos mais antigos na natureza "(evidências encontradas em rochas de 3,8 bilhões de anos).

"(...) Elas são microscópicas, unicelulares, sem núcleos e sem clorofila e se reproduzem por divisão binária

"(...) uma única bactéria pode gerar cinco milhões de outras num período de apenas onze horas.

"(...) Na indústria alimentícia, inclusive, algumas bactérias são usadas na preparação de comidas ou bebidas fermentadas

"(...) Entre milhares de outras, as principais doenças causadas por bactérias são: a tuberculose, a hanseníase (lepra), a difteria, a coqueluche, a pneumonia bacteriana, a sinusite bacteriana, a escarlatina, o tétano, a leptospirose, o tracoma, a gonorreia ou blenorragia, a sífilis, a meningite (...)"

Fonte: www.abc.med.br ›


LIVRO, UM PRESENTE INTELIGENTE!


Está no ar o meu último lançamento: Estrelas (poesias) junto com A Moça do Violoncelo (contos de suspense). Dois livros em um. 176 páginas, duas capas em papel laminado, orelhas. Textos inéditos. Aos interessados, façam contato com o autor. Uma edição sem fins lucrativos.

                                                     MEU ÚLTIMO LANÇAMENTO
                                                      sem fins lucrativos - peça o seu


Capa e editoração eletrônica: Fernando Estanislau 


3 comentários:

  1. Muutas coisaa e forças externas se unem.e se reúnem em blocos de interesses para derrubar quem os governos imperialistas não querem que se mantenha no poder!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa seu blog e textos de sabedoria e prevenção além das maravilhosas poesias, parabéns gostei muito, abraços.
    Maria Mendes

    ResponderExcluir