terça-feira, 3 de setembro de 2019

O Egoísmo de Cada Um. Qual é o Teu?

                                                                 Imagem: Google



Sei que gostarias de ouvir palavras que elevassem a autoestima; palavras de alegrias e belezas, ou ainda, palavras de amor. Acontece que estou triste. E se pensas que estou triste por causa das guerras; da fome no mundo; da exploração capitalista ou por causa de muitos jovens afundados nas drogas, adianto que estás enganada.
    Nem penses que estou triste por conta da natureza agredida. Danem-se os mendigos, que viram tochas humanas, por incendiárias mãos desumanas. Afinal, o que eu tenho a ver com isso?
    Não me digas que a saúde do povo vai mal; que faltam vagas nos hospitais. Arre! estou farto de ouvir que o filho matou o pai; que o pai estuprou a filha; que a violência é geral. Por favor, me poupes notícias de corrupção.
    Por favor, não me lembre dos cães e gatos maltratados; da exploração sexual e do trabalho escravo e do tráfico de órgãos humanos. Nem tente me convencer, que tenho de defender os recursos hídricos; a flora e a fauna. Que se lasquem!
   Estou triste por um único motivo: egoísmo. É isso mesmo. Estou triste porque não tenho um carro zero; um iate; por não poder ter ao meu lado as mais belas mulheres, bebidas caras e não poder conhecer as oito maravilhas do mundo. Eu quero é ter. Do bom e do melhor. A mais fina seda; os mais belos cristais; ouro e diamante. Cartões de créditos e débitos, com muito dinheiro no banco. Aliás, eu queria ser dono do Bradesco; sócio da Microsoft e único dono do Facebook. Queria a Guanabara toda pra mim. Lá eu receberia quem eu desejasse.
   Tenho ou não motivos de estar triste?
  Ah o egoísmo! Que coisa terrível no coração e mente de homens ocos. Que tristeza!


                                                                  Imagem: Google


J Estanislau Filho

8 comentários:

  1. Muito bem colocadas tuas palavras e há pessoas que tem o egoísmo TÂO arraigado que o seus verbos são compostos apensas da 1ª pessoa do singular! TRISTE! abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Brilhante reflexão,, mas um amigo de 98 anos em Jundiaí/SP luta pelo coletivo de todos. Faz mais que muitos políticos.

    ResponderExcluir
  3. Um texto precioso, expondo o sangrento egoismo humano. NOS temos momentos de plena consciência. Mas, mesmo assim, os erros se repetem. Parabéns Stan, e meus aplausos. Para profunda reflexão. Abraço da Luiza.

    ResponderExcluir
  4. Belo texto!! O meu é olhar para o umbigo, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que pode olhar. Melhor que ser cego. Sempre bem-vindo. Felicidades, Arnaldo.

      Excluir