terça-feira, 24 de agosto de 2021

Comunicação 2




A comunicação confere poder. Nela expressamos ideias e desejos. De alguma forma queremos convencer e algumas vezes sermos convencidos. Mas para que isso aconteça, precisamos de bons argumentos. Na medida em que alcançamos determinado número de pessoas, logo vem o desejo de ampliar.  No momento estou tentando convencer leitoras e leitores a adquirir meu próximo livro de crônicas, Prova de Vida. Mas me falta um veículo poderoso: a chamada grande mídia, ou mídia empresarial, como a TV Globo, por exemplo. E se além da tv, tiver rádios, revistas e jornais impressos, aí o bicho pega. Eu me lembro, por exemplo, do extinto Domingão do Faustão, agora do Huck, quando algum músico se apresentava para divulgar o novo CD, hoje quase uma peça de museu, na segunda-feira a procura do lançamento abarrotava as lojas. Sucesso garantido. Como tantas e tantos, navego à margem da indústria cultural.

     O poder que os grandes veículos de comunicação exerce sobre o nosso comportamento é enorme. A internet quebrou um pouco a hegemonia, mas continuam produzindo consensos na política, na economia, enfim, como disse aí atrás, no nosso comportamento.

     Cerca de sete grupos de mídia empresarial controlam a comunicação no Brasil, com TV, rádios, jornais e revistas:


Grupo Globo:  69

Grupo RBS: 57

Grupo Abril: 74

Grupo Band: 47

Grupo Record: 27

Grupo Silvio Santos: 26

Grupo EBC (Gov. Federal): 46


Realmente é muito poder de comunicação nas mãos de poucos.

     



 

J Estanislau Filho


6 comentários:

  1. Oi Estan, como fucionaria, a pessoa deposita e vc manda via correio? Faltou uma explicacao sobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Berzé. Falta sim, direi quando receber a minha cota de livros da editora. Gratidão!

      Excluir
  2. A concentração faz parte de processos de poder e dominação e sempre foi assim, tanto que o Estado tem sob seu domínio as concessões. Não acredito, no curto prazo,em mudanças nesses processos. Todavia, gradativamente essa estrutura irá sendo erodida pelas diversas plataformas que dia a dia surgem. O atual presidente da república e outros mandatários por aí usam muito mais redes do que as estruturas dessas empresas, é um sinal e também uma demonstração que o poder da mídia regular já não tem a mesma força de anos passados. Essas mudanças mundiais também são a causa das polarizações. Por fvr. informe quando o livro estiver disponível.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Estan! Aguardando o número da conta para depósito, e já ansiosa para iniciar a leitura. Parabéns ! Sucessos!

    ResponderExcluir