quarta-feira, 22 de março de 2023

Pensamentos Mortais - terceira temporada


 Soterrados 27


Uma montanha de terra silenciou pessoas que tinham  vidas pela frente. Acontece sempre em períodos de chuva. A natureza é imprevisível.


Imagem: Google


1 – S onhavam seus sonhos e não
2 – O uviram quando a
3 – T erra tremeu
4 – E não acordaram a tempo de
5 – R ealizarem seus projetos de vida
6 – R achaduras no solo
7 – A nunciavam um possível
8 – D eslizamento como de fato
9 – O correu
10  S oterrando muitos e vitimando 10 vidas em 16 de janeiro de 2003. 


28 Tubarões


Imagem: Google

Tubarões seguem seus instintos, muitas vezes famintos. Não podemos invadir seus habitats 


Corrupção 29


Imagem: charge do Berzé

A corrupção é responsável por muitas mortes.  A maioria das pessoas só a percebe na política, quando ela está em vários setores da sociedade: no sistema de justiça; nas forças armadas; nas empresas e seus grandes negócios; no sistema financeiro; no comércio;  no agro negócio, nas famílias, etc. 


Desarmamento 30


Imagem: Google


Menos armas de fogo nas mãos das pessoas pode diminuir os assassinatos, mas para reduzir de forma sólida, apenas com a redução da desigualdade social. 


Trânsito 31


Imagem: Google

O que fazer diante dos acidentes, mortais, inclusive, nas estradas e ruas da cidade?


Tráfico 32


Imagem: Google

Fala-se muito em tráfico de drogas e pouco de outros tráficos, como o de órgãos humanos, exploração sexual, trabalho escravo e o tráfico de joias e de armas. 


Morte com arte 33


Imagem: Google

Morte com arte, 
assim, sem dor?
Que ninguém mate
nem com uma flor!


Morrer de amor 34

Imagem: Acervo do autor

Morrer de amor,
alguém merece?
Viver, melhor sem dor
Morte, vê se me esquece!


Desabafo 35


Imagem: acervo do autor

Não aguento mais tantas mortes, desabafo com os meus botões. 
Falando de mortes de política, futebol e religião,
meus botões fazem ouvidos moucos. 


Unhas mortas 36




Imagem: Google


João Batista consultou uma pedóloga para curar algumas unhas combalidas. O diagnóstico foi desanimador:

- Nada pode ser feito, João. Estão mortas!
- Não imaginei que elas morreriam antes de mim, respondeu Batista com um leve sorriso irônico. 


Vírus 37


Imagem: Google

A ciência conseguirá deter o vírus?  Empiricamente falando, tenho cá minhas dúvidas. Por ser mutante, ele parece ser imortal. 


Terrorismo 38



Imagem: Google

O terror pode acontecer sem explodir uma bomba. Basta fundar um banco. 


Notícias falsas 39


Imagem: Google


Notícias falsas matam reputações.  Fala-se em punir quem as espalham nas redes sociais. Vale também pra Globo, Record, Folha, Veja, Jovem Pan,  entre outros veículos de comunicação? 


10 comentários:

  1. É pena que o último ato do nosso tempo na terra seja morrer, porque a morte teria tanta coisa a nos ensinar sobre a vida..
    Ela mostraria quanto tempo se perde com coisas efêmeras...
    Daria tantas lições do amor que não foi verdadeiramente praticado...
    Faria com que cada um de nós vivesse melhor a sua vida.
    A morte é um enigma indecifrável, a maior prova disso é que todos os seres humanos se encontram num emaranhado interior de incertezas que os deixam em posição de defesas como se cada um fosse o dono da verdade.
    Cada um alimentando em si, o medo do desconhecido...
    "A MORTE"
    _ Maria José Gomes

    ResponderExcluir
  2. Arrasando sempre amigo escritor!!!
    _ Maria José Gomes

    ResponderExcluir
  3. Não dá pra pensar na vida se não pensar na morte. Motivos é o que não faltam. Ela está em toda parte. Obra do destino ou descaso? O ser humano invade a vida, o tempo, a natureza, os corações. É preciso muitos capítulos pra falar dela: a morte. Parabéns! Excelente como sempre. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, prima, sempre bem-vinda

      Excluir
  4. São temas palpitantes...parabéns...um novo abraço do ansilgus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Gusmão, volte mais vezes!

      Excluir
  5. Caro senhor Estanislau bom dia. Como observa, não me pronunciei, ou seja, não fiz comentário algum sobre o seu vasto e sortido texto. É que não tenho condição de ficar a sua disposição para opinar sobre todos os seus trabalhos, mesmo que o senhor me mande um email recomendando a leitura. É que tenho as minhas obrigações normais, até mesmo de retribuir os comentários que chegam a minha página. Geralmente, tenho cerca de 30 leituras de amigos e colegas daqui do Recanto, todos merecedores da minha modesta atenção, e não é justo que eu os despreze e atenda, de pronto, aos seus pedidos. Ademais, não tenho partido político algum, também não sou do lado do governo nem do que saiu e nem do que entrou, eis que sou completamente avesso à política e, na verdade, não tenho razões para confiar nesse ou naquele candidato eleito. De sorte que lhe faço um pedido de não mais me mandar pedidos da espécie, até porque o respeito muito, sei de sua competência, bem assim de sua arraigada simpatia com um partido político. No mais, deixo-lhe um abraço sem qualquer mágoa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquilo, Silva. Não vale a pena se estressar. A vida é um sopro.

      Excluir