quinta-feira, 25 de maio de 2023

Eu não era assim

Imagem: Google

Acordei diferente hoje, depois de uma noite mal dormida. Coisas estranhas roeram-me as entranhas. Enquanto preparava o café matinal, eu ouvia "quando entrar setembro e a boa nova se espalhar nos campos", na voz rouca de Beto Guedes, refletindo sobre as criaturas extraordinárias que me fizeram perder o sono. Acredito mesmo que os sonhos tenham significados em nossas vidas. Pode dar medo, mas é como um dedo em riste a nos admoestar , a desvendar segredos íntimos. Mesmo os mais suaves. Assim que terminei de coar o café, meus olhos encheram-se de lágrimas ao concluir o quanto eu tenho sido egoísta . Era isso que as imagens dos meus sonhos revelavam. 

     Tem gente que se ocupa trocando fraldas de idosos em asilos; doando parte de seu tempo para descascar batatas no Lar Maria Clara*; outros desperdiçam o precioso tempo distribuindo sopas aos moradores de rua; há quem doe tempo para tentar trazer de volta ao convívio social, pessoas submetidas aos grilhões das drogas, e até existem pessoas defendendo os desamparados cães e gatos; alguns querem proteger a fauna e a flora. E sem ganhar trinta moedas!!!

     Enquanto isso eu fico aqui em meu mundinho. Minha casa, meu carro, meu celular, minha internet, meus discos. Durmo e acordo quando bem quero. De repente um demônio vem perturbar meu sossego, dizendo que lá, não sei aonde, há uma guerra e as pessoas estão explodindo e se fragmentando. Eu com isso?

     Subitamente percebi que, nos últimos anos, tenho ouvidos moucos. E não enxergo. Houve um tempo eu não era assim.


J Estanislau Filho

32-99963-0023





A narrativa acima integra o meu livro de contos A Moça do Violoncelo. 


* Asilo em Contagem


12 comentários:

  1. Bom dia, Estanislau, amigo querido! Parabéns, pelo seu verdadeiro e reflexivo texto de sonhos reais! Quem não se questiona ao avaliar será feitos, e sentisse em falta com os outros seres seus semelhantes!?! Beijos ternos

    ResponderExcluir
  2. Pois é, às vezes me vejo neste tormento: porque não saio pra fazer algo de bom para os que necessitam. Penso e volto pro meu conforto achando que o pouco que eu faria, não iria resolver nada! Oh! Vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Cada cabeça uma sentença. 😘

      Excluir
  3. Luiza De Marillac Michel Realmente deveríamos ajudar mais o próximo. Pois, geralmente nos aconchegamos aos nossos amados. E assim a vida passa... Um abraço com carinho de sempre

    ResponderExcluir
  4. Maria JoséGomes

    "Para cada um de nós, em algum momento perdido na vida, anuncia-se uma missão a cumprir?
    Recuso-me porém a qualquer missão. Não cumpro nada, apenas vivo".
    "Água Viva"
    _ Clarice Lispector
    Me identifico com a autora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado 🙏. Volte mais vezes!

      Excluir
  5. Excelente, insight Stan! Pra gente refletir e desenvolver atitudes em prol do outrem...Parabéns! Um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  6. Um pouquinho de cada um fazia a diferença para muitos.maria Luiza Bremide💖❤️💖💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado 🙏 sempre bem-vinda!

      Excluir