sábado, 6 de janeiro de 2024

Velho, eu?

Imagem: Google

A gente nasce, cresce, fica velho e morre. Bom quando esse ciclo se completa. Alguns e algumas se vão antes, prematuramente, por vários motivos; doenças; balas perdidas; uso de drogas lícitas e ilícitas; guerras; acidentes; desnutrição e fome; suicídio. 

     Bem, como prefiro que a morte me leve naturalmente, vou vivendo o melhor que posso, com a velhice chegando, trazendo rugas e limitações da idade. 

     Há quem tenha dificuldade de aceitar que está ficando velho. Tentam encontrar a fonte da eterna juventude. Busca fadada ao fracasso. Não há cremes,  harmonizações faciais e cirurgias, que dê jeito. A velhice chega, com  flacidez, diminuição da libido, pernas bambas, dores,  coisa e tal.

     A ficha da velhice só caiu em Osvaldo, aos setenta. Graças ao espelho e ao cansaço. Não desistiu de ir ao clube, nadar, levantar peso, caminhar. No que ele estava certo. É preciso cuidar da saúde, sempre. O problema era o desespero, o medo de que seus dias de vida minguavam.

     Osvaldo morre de medo só de pensar na morte. O que não evita de morrer um pouco a cada dia. 


J Estanislau Filho



Sapato Velho

Imagem: Google


Você lembra, lembra
Daquele tempo, eu tinha
Estrelas nos olhos, e um jeito de herói
Era mais forte e veloz
Que qualquer mocinho de cowboy
Você lembra, lembra
Eu costumava andar bem
Mais de mil léguas pra poder buscar
Flores de maio azuis
E os seus cabelos enfeitar
Água da fonte cansei de beber
Pra não envelhecer
Como quisesse roubar da manhã
Um lindo pôr de sol
Hoje não colho mais
As flores de maio
Nem sou mais veloz
Como os heróis
É, talvez eu seja simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio dos seus pés
Água da fonte cansei de beber
Pra não envelhecer
Como quisesse roubar da manhã
Um lindo pôr de sol
Hoje não colho mais
As flores de maio
Nem sou mais veloz
Como os heróis
É, talvez eu seja simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio sos seus pés
É, talvez eu seja simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio dos seus pés

Autores: Paulinho Tapajós, Claudio Nucci e Mú Carvalho

9 comentários:

  1. Envelhecer é uma dádiva dos céus. Vamos aquecer o frio dos nossos pés

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juntos e felizes, sem receios. 😘

      Excluir
  2. Ainda bem que estamos envelhecendo perdi muitos jovens da minha família ,2com câncer ,outros de acidente de moto ,todos com 20 anos até os trintas,agradeço a Deus por estar envelhecendo com saúde .Não tenho medo da morte em fico pensando nela,na hora que ela vim tô pronta p4a

    ResponderExcluir
  3. A velhice é prova de vida. Não tenho medo da morte e, lembrando São Francisco de Assis: "Ė morrendo que se vive para a vida eterna".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato 🙏 pela leitura atenta. Bem-vindo, Ray, volte mais vezes!

      Excluir
  4. Convite encantador ,com certeza já tem que esquente seus pés

    ResponderExcluir