terça-feira, 5 de março de 2024

O Vizinho Assassino



Imagem: Brasil de Fato


Jibril Rajoub se esforça pra ser um bom vizinho, apesar do outro lado não fazer o mesmo. Coloca o som num volume ensurdecedor;  soca a parede-meia e muitas vezes deixa o lixo no passeio da casa de Jibril, que pacientemente o recolhe e deposita na lixeira. Como o vizinho não respondia ao seu cumprimento,  Rajoub silenciou. Melhor deixar pra lá, até mesmo porque, o vizinho já demonstrou não querer a sua amizade. 

     Abner, esse é o nome do vizinho de Jibril, satisfeito ou não, com a calma de Rajoub, resolveu ir além, ao demolir o muro, sem ao menos consultá-lo. Poeira e entulho tomaram conta do lote de Jibril, que não disse nada. Mas observava atento.  Sua paciência dava sinais de esgotamento. O conflito não tardaria chegar. Aconteceu quando Abner começou a reconstruir o muro. Avançou vinte centímetros no lote do vizinho. Jibril não se conteve: pegou uma picareta e colocou abaixo, a construção que se iniciava. A reação de Abner foi violenta. Quebrou as janelas da casa de Jibril, que respondeu com a picareta em punho, em direção de Abner, que sacou um revólver e deu tiro no peito de Rajoub,  que caiu morto na hora.

     É mais ou menos isso o que acontece na guerra entre  Israel e Palestina, principalmente na faixa de Gaza.

 

J Estanislau Filho

Imagem: Brasil de Fato

12 comentários:

  1. Tenho um vizinho que construiu um prédio fora da lei em frente a minha casa. A filha do dono do prédio de 4 andares joga lixo pela janela e nem se importa de por num saco . Os moradores do prédio já se mudaram inclusive o pai porque nem água pagam. Ela vive brigando e xingando o marido, e isso num bairro de classe média alta e ninguém interfere porque não sabe o que fazer. A única coisa que sabemos é que ela se interna de vez em quando em clínica psiquiátrica. Sabe-se lá o que poderá acontecer?

    ResponderExcluir
  2. Vizinhar é uma arte! E pena quando os vizinhos em guerra estão e até quando isso vai continuar???AFF!
    abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Chica, sempre bem-vinda

      Excluir
  3. Ter vizinho amigo é pleno, mas a humanidade é perversa...

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus meus vizinhos são bons ,tirando uns 2ou 3 moro 45 anos no mesmo lugar vivo tranquila ,mas tem alguém de minha família que bem encrencados.😳 Eu só muito calma para me tirar do sério tem de ser muita coisa.so que esse vizinho que você narrou impossível conviver ,aí da nisso morte.😭

    ResponderExcluir
  5. Conto interessante e realmente a guerra entre Palestinos e Israelenses lembra esses dois vizinhos descontentes,mas nada justifica o genocídio do povo Palestino. Um beijo ao mestre!!! Maria Ventania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato 🙏, volte mais vezes, Maria

      Excluir
  6. O vizinho não aceita o espaço do outro, daí as divergências vão ficando aparente e sem diálogo. Israel não respeita e não aceita o Estado da Palestina e tem apoio de grande potência o massacre e a posse do território estava e está acontecendo. Gostei do texto, pois é uma analogia para chamar a atenção do massacre do povo palestino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão 🙏 meu amor. Seu comentário me estimula

      Excluir