domingo, 14 de setembro de 2025

Difícil de explicar





Por J Estanislau Filho


Refletir e entender a conjuntura atual exige contextualização a cada instante. Os fatos se repetem num efeito dominó,  confundido até mesmo os melhores analistas.

    Genocídio em Gaza; guerra entre Rússia e Ucrânia; Trump e suas taxações, sanções e deportações; Europa sem rumo; o cerco a Venezuela; a Argentina em convulsão, com o fascista Milei envolvido em corrupção familiar e derrotado em eleições recente; democracias ameaçadas; guerra híbrida; guerras, guerras...

     No Brasil, a condenação histórica de Bolsonaro e militares de alta patente, por tentativa de golpe de Estado. No Congresso, parlamentares bolsonaristas tentam pautar a anistia aos golpistas e lógico, o voto contraditório de Fux, inocentando o chefe da organização criminosa, quando, em fase anterior do julgamento, condenou os arruaceiros de 8 de janeiro, como Dona Fátima de Tubarão, Condenou o motorista do jipe do golpe fracassado, Mauro Cid, que por ser o delator, recebeu dois anos de prisão em regime aberto. Quer dizer, livre, leve e solto.


Charlie Kirk
O assassino de Charlie Kirk

     De volta ao cenário externo, o influenciador fascista, trumpista, Charlie Kirk, assassinado por um de seus pares, gera mais confusão nos corações e mentes, enquanto Eduardo Bolsonaro, continua conspirando, lá nos Estados Unidos,  contra o Brasil.

     As big techs, empresas de tecnologias e seus algoritmos comandam uma nova forma de influenciar o mundo e as pessoas, nos submetendo ao pensamento único, à sua hegemonia.

     Enquanto tudo isso acontece, Tarcísio, Caiado, Zema e Ratinho Júnior, disputam o espólio político de Bolsonaro. O Pastor Silas Malafaia, um bolsonarista raiz, com as mãos nos ombros de Tarcísio vaticinou, chamando-o de politiqueiro: "Quem fala por Bolsonaro é Michele Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Carlos Bolsonaro", aos berros. Ovacionado pela multidão na paulista, agora reduzida a pouco mais de quarenta mil, em desfile com a bandeira dos Estados Unidos, que continua pensando que Brasil é o seu quintal. 

     Em meio a essa desordem, que a extrema direita e suas milícias digitais espalha, Lula vai se equilibrando em meio a um Congresso de maioria conservadora, golpista. Para a decepção dessa turba, bolsonarista, trumpista, nossa economia vai bem, assim como, a nossa soberania. Ditadura, nunca mais!




7 comentários:

  1. Momentos únicos da história que nos levam a questionar sobre o amanhã . Insegurança, ameaças e violência dos direitos humanos e da soberania dos países causam receio de uma terceira guerra mundial. Parabéns pela reflexão.

    ResponderExcluir
  2. As opiniões divergem, porque a polarização já alcançou (ou quase) o nível mundial. Se o Trump aspira o Nobel da Paz, pode esquecer. O seu ego o fez enfiar os pés pelas mãos intrometendo-se em questões de soberanias de outros países e está com o filme queimado em boa parte do mundo. A trama golpista (cópia do que fez o americano) trouxe à tona o caráter (ou melhor, a falta de caráter) de muitos dos nossos políticos. Apesar dos pesares e sanções, o Brasil não parou e não creio muito num ataque militar da parte dos EUA. Acho que o mundo inteiro gritaria porque não erros no julgamento do momento e todos estão vendo a conspiração do filho do julgado lá fora. Aos que duvidavam da capacidade da equipe do Presidente Lula, o país não quebrou com as sanções e provou ao mundo que "Democracia, a gente vê (e vive) por aqui". É Considerado modelo lá fora e isso ninguém tira de nós. O jovem Charlie Kirk (que Deus me perdoe pelo que vou dizer) teve o destino que eu imagino para todos os fascistas. Quem pensa as coisas que ele pensava, defendia e pregava, não pose ser considerado filho de Deus. Parabéns pelo texto, J.! Não podemos esquecer nenhum detalhe dessa parte da história da humanidade. Abraço grande, meu amigo. Uma ótima semana pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Stan, o judiciário fez a sua parte, mas o governo Lula está meio devagar, além do fato do PT estar fora das ruas. O bolsoranismo é muito mais presente nas ruas. Saravá Dartsgnan

    ResponderExcluir
  4. Creio que o mundo virou um ambiente hostil ... a direita mostra as garras. Ainda bem que aqui no Brasil ainda existe( resiste) a democracia . Seu pensamento está muito bem elaborado mestre!!!! Beijos. - Maria Ventania.

    ResponderExcluir
  5. Dias difíceis...tem momentos que fico estagnada.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus! O que dizer diante de tantos desmanzelo! Tanta covardia e sujeira. Deixando-nós tão infelizes.
    "Os fracos e inocentes é que sempre pagam pela loucura desses monstros"

    ResponderExcluir