sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

OLHAR



Pelos olhos se conhece o coração das pessoas. Expressões como "fuzilou-me com os olhos"; "olhar bondoso"; "olhar assustado", etc., traduzem  sentimentos e emoções. O olhar assustado do filho diante do olhar severo do pai.
     Os olhos brilham diante de uma obra de arte. Arregalamos os olhos sobre um prato saboroso e, se estamos a fim de alguém, estabelecemos contato através do flerte: olhar de desejo, olhar apaixonado.
     Os olhos fotografam belezas e horrores. Alguns dizem que as plantas secam com um mal olhado e o que os olhos não vêem, o coração não sente.
     Lançando um olhar sobre o Brasil, enxergamos paisagens belas: rios, matas, pássaros, cidades com ruas limpas, praças e jardins bem cuidados, casas bonitas, crianças entrando e saindo das escolas em algazarras. São belezas.
     Porém, há o outro lado, que fere os olhos e dói o coração: ruas e estradas esburacadas, erosões, becos e corações sombrios, crianças abandonadas, gente catando comida no lixo, olhos no chão, tristes olhos no chão, a natureza sendo violada, poluição, incêndio nas matas.
     Olhar nossa casa, nossa rua, nossa cidade, o País, o mundo, o Universo: o céu está estrelado, a lua brilha!
     Olhar tudo, sem preconceito, pois o que os olhos vêem, o coração sente e quando o coração sente... bem, aí é outra história.

J Estanislau Filho - do livro Crônicas do Cotidiano Popular - Edição 2006 - esgotada

Foto: Sebastião Salgado.

11 comentários:

  1. "Olhar tudo, sem preconceito, pois o que os olhos vêem, o coração sente e quando o coração sente... bem, aí é outra história." - Este é o cerne do olhar profundo de tua bela crônica Stan, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá José Estanislau, estiu aqui no seu blog, aceitando o seu convite. Acabei de ler o seu texto OLHAR e gostei. Os olhos, janelas de nossa alma, dizem muito do que sentimos, sem dúvida. Também sou escritora e adoro escrever. Parabéns pelo belo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana. Seja sempre bem-vinda. Tanto para ler e comentar, quanto para participar do blog com texto de sua autoria.

      Excluir
  3. Muito bom,o olhar expressa bem o que há na alma.,
    Parabens meu amigo José Estanislau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonia, amiga e leitora querida, Seja sempre bem-vinda. Abraço.

      Excluir
  4. "Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação." Um Olhar que traduz as emoções fortes da nossa alma. Belíssimo e com um fecho de ouro. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura e pelo comentário generoso, Anna. Abraços

      Excluir
  5. Os olhos são o espelho da nossa alma poeta. O olhar nos entrega, seja no amor ou na dor, na tristeza ou na alegria! parabéns e um abraço

    ResponderExcluir
  6. Me emocionei com esse olhar !!!!Como e bonito a natureza quando olhamos com amor e respeito!,Maria Luiza

    ResponderExcluir