sábado, 15 de outubro de 2016

As três acusações a Espinoza







Espinosa fez bem de não publicar seus livros em vida, as pessoas ainda não estavam preparadas para aquilo que tinha a dizer. Prova disso são as três principais acusações que fizeram a ele depois que suas ideias foram publicadas postumamente. Espinosismo era uma acusação séria, muitos tinham que tomar cuidado para não deixarem seus pensamentos confundirem-se com o do filósofo holandês.

Materialismo, imoralismo e ateísmo, são estas as três acusações ao nosso filósofo tão mal compreendido e tão pouco lido. Não que sejam inteiramente mentiras, mas a forma como são expressas retiram toda a beleza da vida e da obra deste grande pensador. Façamos justiça com a memória de Espinosa, expliquemos melhor por que seus detratores assim o acusaram:

Materialismo: Espinosa nada contra a corrente de tudo que estava sendo dito em seu tempo. Enquanto todos falavam de espírito, mente, razão, glândula pineal, ele nos diz: “mas nós nem sabemos ainda o que pode o corpo!”. Quanta ignorância, não sabemos nem ao menos o que fazer com este objeto tão caluniado que carregamos de um lado para o outro e fingimos não ser nós. O corpo é a base de tudo, o corpo é o chão de onde brotam os pensamentos. Não há mais um modelo filosófico onde a alma deve dominar os instintos e comandar as pulsões; agora o corpo pensa, reflete, julga. A consciência torna-se efeito, quebra-se a hierarquia mente-corpo. Quebrar com este domínio é deixar de lado o primeiro objeto metafísico que nos aprisiona. A mente é efeito, é ideia do corpo. Seria então materialista uma acusação, ou um elogio?

Imoralista: esta acusação é muito séria, e difícil de se entender. Seria Espinosa um hedonista vulgar, amante das bebedeiras, frequentador de prostíbulos? Seria o filósofo um cruel facínora, um perigoso delinquente? Espinosa não acusa… talvez por isso o tenham chamado de imoral; ele quer compreender para poder agir, não para julgar e condenar. A Ética desarticula todos os sistemas morais ao fazer uma matemática dos afetos. Como eles funcionam? Como fazê-los funcionar de modo que gerem muito mais felicidades e bons encontros ao invés de tristezas e maus-encontros? Espinosa não escreve para instituir a Lei: não há linha que não possa ser cruzada. Há apenas o bom-jeito e o mau-jeito. “Se você fizer isso é provável que aconteça isso“, tudo está resumido no modo como você se relaciona. O ignorante julga, culpabiliza, acusa, sofre as consequências; o sábio entende, decifra, mede, e age. Se exite uma Lei, esta é a de Deus, não dos homens, mas Deus confunde-se com a natureza, então não há como desobedecê-lo, tudo que fazemos é sua vontade, só temos que aprender o melhor jeito de fazê-lo então.

Ateu: Espinosa não era ateu, ou era, isso depende do ponto de vista. Em toda sua obra, Deus confunde-se com a natureza: não é um velho barbudo sentado em um trono. Deus age por sua mais absoluta vontade, extrema firmeza, sem a mínima hesitação, mas ele é a própria natureza se manifestando, inclusive em nós! Espinosa traz deus para o plano real, para a horizontalidade das relações.

"Obedeço-lhe a viver, espontaneamente, /Como quem abre os olhos e vê, /E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes, /E amo-o sem pensar nele, /E penso-o vendo e ouvindo, /E ando com ele a toda a hora” (Alberto Caeiro).

Espinosa se afasta de todos aqueles que tiram Deus deste mundo, pois só assim é possível julgar esta realidade que se manifesta completamente. Sua ética é um refletir sobre a felicidade, como alcançar a satisfação? Como viver bem? Certamente não é refletindo no pecado e no sacrifício na cruz.

Espinosa é um grande filósofo que nos quer ver agir, compreender para agir. Sua filosofia nos joga no mundo, mas ao mesmo tempo nos prepara para vivê-lo em toda sua plenitude, em toda sua potência; nos faz afirmar o aqui e agora, como apenas um verdadeiro filósofo faria. Existem muito padres que fingem ser filósofos, e é muito fácil de achá-los, basta perguntar-lhes o que acham de Espinosa.



Fonte: https://razaoinadequada.com/2014/06/05/as-tres-acusacoes-a-espinosa/


           Para adquirir A Moça do Violoncelo faça contato: jestanislaufilho@gmail.com
               E leve também Estrelas, dois livros em um, duas capas com orelhas, 176 páginas

11 comentários:

  1. Que belo e reflexivo texto!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Um texto, que abrevia a imaturidade, traz sabedoria e alimenta o exercício da mente. "Ser ou não ser" "Obedeço-lhe a viver, espontaneamente, /Como quem abre os olhos e vê, /E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes, /E amo-o sem pensar nele, /E penso-o vendo e ouvindo, /E ando com ele a toda a hora” (Alberto Caeiro). Com um fechamento inédito, vale a pena ler e reler, para absorver tamanha intensidade. Obrigada pela partilha. Adorei. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Espinosa, filosofo genial e incompreendido bá sua época e ainda hoje, na era de tanta tecnologia. Adoro ler Espinosa e tenho livros lidos dele na Coleção OS PENSADORES que a tenho completa em minha biblioteca.
    Antes lia muito essas obras; agora, nem tanto por problemas de visão!

    ResponderExcluir
  4. oi Jose, interessante o seu artigo/texto, gostei muito pois nunca tinha refletido ou lido algo mais do que o superficial sobre Espinosa... Seu texto me despertou curiosidade. Obrigado .. Abração...=== >>> A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar.
    Albert Einstein

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto que mostra com clareza as injustiças sofridas pelo grande filósofo. A sociedade sempre foi e será hipócrita. Quando o grande escritor Saramago faleceu, a manchete era que havia falecido um ateu. Quando havia maravilhas a dizer dele.

    Deus e Natureza andam de mãos dadas.
    Obrigada pela leitura! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela presença, Anninha. Volte sempre. Abraços.

    ResponderExcluir