quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O Convidado - Fragmento de A Construção da Estrada de Ferro

Imagem: Google


Fora convidado a ir à festa do Dr. Murilo Rubião. Ao chegar ao local do evento fora recepcionado por um cavalheiro elegante, circunspeto, que alegou não poder autorizar a sua entrada ao recinto, porquanto seus trajes eram inadequados. Arnóbio retrucou, dizendo ter sido convidado pessoalmente pelo anfitrião, que não fizera nenhuma alusão aos trajes e disse mais, que o Dr. Murilo não era afeito a etiquetas sociais e não se oporia à sua presença, ainda que estivesse nu. O fato de estar usando jaqueta jeans, enquanto sob os seus pés as chinelas coloridas serviam de calçados, não constituíam um problema, não era a sua intenção transgredir as normas sociais. Tinha os pés cobertos de cravos, que o impedia usar sapatos. Mas o recepcionista permaneceu irredutível. Protestou contra a sua teimosia, acrescendo que a verdadeira causa de não permitir que ele se adentrasse ao salão de festas era por estar usando meias, que não combinavam com a indumentária. Propôs descalçá-las, mas o recepcionista disse sentir desaponta-lo, pois anotara no livro de visitas que“a entrada do cidadão Arnóbio não fora permitida por usar meias, que não combinavam com o conjunto dos trajes”, e acrescentou: “Além disso senhor, o livro de visitas não pode ser rasurado”. Em mais uma tentativa, Arnóbio pediu para chamar o anfitrião, mas o recepcionista virou-lhe as costas dizendo: - O Dr. Murilo Rubião não se encontra mais no salão de festas. Acabou de se despedir dos convidados. Se o ilustre quiser esperar, talvez ele retorne depois da meia-noite.


J Estanislau Filho


Uma breve mostra do que você irá ler em A Construção da Estradada de Ferro, meu próximo livro a ser lançando no segundo semestre de 2021.


Aguardem!

Outras publicações de J Estanislau Filho




Seja um mecenas da cultural popular!





9 comentários:

  1. Eu estou aguardando. Estou muito curiosa

    ResponderExcluir
  2. Ja terminou ä construcao"? Abracos veio
    !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Agora passa por uma leitura crítica. Abraço, camarada.

      Excluir
  3. Caríssimo Stan, torço para logo ver seu novo livro publicado. Meus parabéns pela excelente mostra, nesse texto. Um abraço e desculpe a demora.

    ResponderExcluir
  4. Luiza De Marillac Michel, relendo o seu excelente texto. Você ia publicar o seu novo livro. Meus parabéns e um abraço com carinho de sempre

    ResponderExcluir