domingo, 2 de abril de 2023

Pensamentos Mortais - quarta temporada

Hospitais - 40

Imagem: Google

Hospitais nos remetem a mortes.  Divino tem pavor, enquanto João Batista, que acredita na vida, diz que não devemos temer os hospitais, desde que, bem administrados, com profissionais competentes, humanos, salvam vidas e acrescenta: isso vale para a saúde pública e privada. 


Cemitério - 41

Igreja de Jampruca. Meu pai foi o mestre de obra


O cemitério lá de Jampruca me intrigava.  Mas eu era criança.  Ouvia histórias de alma penada. Por outro lado, tinha um fascínio. A morte é uma incógnita.  Não sabemos o que acontece depois.  Adulto, passei a visitar os mortos em seus túmulos. Em São João del Rei, visitei todos.  Até escrevi o poema abaixo:

os mortos do carmo
jazigos adornados
lápides revelam
história adormecida
sono eterno
sob concretos
estrutura óssea
os mortos do carmo
cinzas encaixotadas
silêncio que não se rompe

Cemitério do Carmo-São João del Rei/MG


Capitalismo - 42

A disputa por bens escassos é mortífera. Se a comida é pouca, meu pirão primeiro! No capitalismo então, em que os preços são controlados pela lei de oferta e procura, a fome é uma ameaça constante. 

Imagem: Google

Imortais - 43

Não morrem em nossas lembranças, pelo legado artístico e humanos, escritores, poetas, cientistas e todas e todos, que derramaram sangue pela liberdade. Os desumanos vão para o lixo da história. 

Imagem: Google

Sonhos - 44


Quando morrem os sonhos, morremos juntos. 

Imagem: acervo do autor

Não tenho medo da morte - 45

Imagem: Google

Não tenho medo da morte
Mas medo de morrer, sim
A morte é depois de mim
Mas quem vai morrer sou eu... 
(Gilberto Gil)

A vida é absurda. Imaginá-la depois da morte, continua sendo absurda. 


Quem mandou matar Marielle Franco? - 46

Imagem: Google


Por incompetência dos responsáveis pelas investigações, ou conluio, não se sabe até o momento, quem mandou matar Marielle e Anderson. 


Mortos invisíveis - 47

Imagem: Google

Centenas de gente pobre, maioria preta, são assassinadas todos os dias sem que o sistema de justiça cumpra a sua função. São os mortos invisíveis. 


De onde viemos, para onde vamos? - 48

Imagem: Google

Eis uma pergunta, cujas  as respostas, científicas, inclusive,  não satisfazem. 


Paradoxo - 49

Imagem: acervo do autor

Meus pensamentos, meu refúgio,
fujo da realidade para entendê-la. 
Tenho  na palma da mão
uma estrela!


Ópio - 50

Imagem: Google


Toda pessoa tem seu ópio, pra fugir da realidade. Uns cheiram e fumam. Outros e outras fofocam. Muitas e muitos rezam, Quanto a mim, escrevo.


Excluídos - 51

Imagem: Google

Trapos de gente nos semáforos, pedindo esmolas pra matar a fome. Farrapos humanos sob marquises e nas calçadas.  


Caridade e solidariedade - 52

imagem: Google

"A caridade é vertical. a solidariedade é horizontal" (Eduardo Galeano)

Subscrevo


Por J Estanislau Filho

Com Antonia Castro em Tiradentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário