sábado, 6 de junho de 2020

A espera do barco








"O céu desmoronou-se em tempestade de estrupício e o Norte mandava furacões que destelhavam casas, derrubando as paredes e arrancavam pela raiz os últimos talos das plantações". 
Gabriel Garcia Márquez - Cem anos de solidão.



Você disse que seria meu porto seguro e me esperaria a vida inteira, quando eu quisesse ancorar meu barco. Resistiria aos estrupícios dos furacões e dos naufrágios. Ancorei meu barco em inúmeros portos desnorteados, onde a bruma embaçava a visão. Portos abandonados, carcomidos pela maresia. Tristes portos. Ancorei e neles deixei um pouco de vida. Contudo me impregnei um pouco de suas agonias.
      Este é o preço a pagar por navegar em águas obscuras. Por isso meu barco navega com a carga da solidão dos portos abandonados, mas feliz por ter proporcionado alegrias. Portanto, ainda que venha ancorar meu barco em seu porto seguro, haverá dentro de mim as brumas de outros portos e as luzes tênues dos círios que romperam as brumas dos amores desnorteados.


J Estanislau Filho




11 comentários:

  1. Belíssimo versejar, no qual o caro amigo e poeta enseja momentos de solidão advindos das vicissitudes que a vida nos oferece.
    Meus efusivos parabéns, Estanislau. Bom domingo e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pela amável presença aqui, Antenor. Sempre bem-vindo!

      Excluir
  2. O texto é esplêndido. Suave. E pelo que entendi mostra a desesperança daquele que espera um porto seguro mas não o encontra mais. Abraços poéticos. Visite me no meu recanto.

    ResponderExcluir
  3. Beleza, prima. Grato pela gentileza. Volte mais vezes, pois é bem-vinda!

    ResponderExcluir
  4. Magnífico texto Stan! O porto seguro está por vir. Enquanto isso, estaremos na companhia de momentos difíceis. Parabéns. Um abraço da Luiza

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bom. Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  6. Lindo e um barco meio triste e sem rumo....Meu barco perdeu o norte desde que a sorte ficou com sua escolha, que agora me olha como a folha que virou, sem risco de ler outra vez...Boa tarde!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto, nos leva a várias reflexões da vida e sempre em busca do porto seguro.

    ResponderExcluir