domingo, 28 de fevereiro de 2021

O Sapo

Imagem: jef


A Maga ama os animais. Domesticou um papagaio, que diz bipolar. Mas papagaio é fácil. Aí ela domesticou um sapo, a quem deu o nome de Joel, que brinca com o papagaio. Uma festa em que Isaias se recusa participar. Até mesmo com uma serpente a Maga fez amizade. Agora surgiu no quintal um sapo enorme. Segundo a Maga, linda e que será companheira de Joel, pois ela jura ser fêmea. Desta vez Isaias não fugiu do assunto: - É uma rã, Maga! Em seguida pegou o boné e foi catar pequi. Na porteira de entrada da chácara vislumbrou Raul, um menino esperto, que também ama os animais. Ele adotou um jabuti.

     - Oi Raul - chamou Isaias -, quer entrar?

     - Quero sim, fiquei sabendo que apareceu um sapão grandão aí, é verdade?

     - Apareceu, está lá dentro de casa. Vai lá.

     - Obrigado Seu Isaías, gosto muito de bichos. Os sapos são importantes no equilíbrio ecológico e na cadeia alimentar. Se tem barulho de sapo na lagoa, sinal de que a vida está em movimento, né?

     - Você falou, tá falado, Raul.

     A Maga recebeu Raul feliz da vida. Apresentou-lhe o sapo.

     - Não é lindo, Raul?

     - Muito muito muito..., posso sugerir um nome?

     - Pode sim!

     - Que tal Bil?

     - Mas Raul, eu acho que é fêmea. O macho é delgado...

     - Delgado?, que é isso?

     - Mais fino, magro.

     - Eu acho que é macho. Vamos fazer um trato: eu chamo ele de Bil e você coloca um nome nela. Depois a gente pesquisa pra saber se é macho ou fêmea, então, o que acha?

     - Fechado, vamos chamá-lo de Bil. Assim que a gente consultar um biólogo pra saber se é macho ou fêmea, definimos o nome.

     - Mas Maga, que nome você vai dar a ela?

     - Hum! me ajuda...

     - Bolota, pode ser?

     - Fechado, agora me dá um beijo!


J Estanislau Filho


Da série Outras Espécies



 

Imagem: ffe






Pesquisa


Os sapos são pequenos animais anfíbios pertencentes à Ordem Anura.
A ordem dos Anuros abrange mais 5000 espécies de sapos, rãs e pererecas. Os sapos pertencem à família Bufonidae, com cerca de 454 espécies. No Brasil, grande parte das espécies é encontrada na Mata Atlântica e na Amazônia.

A vida dos sapos é intimamente relacionada com a água. A água é fundamental para sua reprodução e a umidade garante a respiração cutânea.

O Bufo marinus (sapo-cururu) é a espécie mais comum no Brasil (...)
Os sapos alimentam-se de aranhas, besouros, gafanhotos, moscas, formigas e cupins. Algumas espécies maiores podem comer pequenos pássaros e até mesmo outros sapos.
O sapo captura suas presas através da língua, bastante ágil e extensível. A língua é ainda pegajosa e faz que o alimento fique grudado até ser levado para o interior da boca (...)



Fonte: https://www.todamateria.com.br/sapos/


5 comentários:

  1. Gostei muito, esses contos nos faz ser criança outra vez, com lindas fantasias. Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Sempre ficamos sabendo um pouco mais, quando lemos histórias assim...Isso é ótimo. Certo está Maga que gosta dos animais.Amei!
    Cleonice Borges

    ResponderExcluir