quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O enigma Lula







Lula é um enigma político: quem não o decifra, é devorado por ele. A direita e a ultra esquerda subestimaram Lula e foram devorados.

A direita acreditava que Lula fracassaria rapidamente. Um ex-ministro da ditadura chegou a dizer que "um dia o PT teria que ganhar, governar, fracassar, e aí poderiam dirigir o país com calma". Lula foi o mair sucesso como presidente, se consagrou e devorou a direita, derrotada sucessivamente em quatro eleições para presidente e em pânico de sê-lo uma vez mais, com a volta de Lula à presidência do Brasil.

A ultra esquerda achava que Lula seria "desmascarado" pelos trabalhadores, porque os estaria "traindo". Foram igualmente devorados e fracassaram, ficando restritos a uma força intranscedente, enquanto o Lula tornou-se o maior líder do povo brasileiro.

O enigma de Lula tem que ser decifrado a partir da capacidade de construir um modelo antineoliberal e uma força política capaz de colocá-lo em prática, mesmo com uma brutal herança recebida dos governos neoliberais e num marco internacional dominado por esse modelo. Lula conseguiu construir uma força dominante, mesmo sem maioria de esquerda, mediante alianças com hegemonia da esquerda.

Foi assim que Lula colocou em prática o objetivo histórico do PT de prioridade das políticas sociais como forma de combate à desigualdade, definida como o principal problema da sociedade brasileira. Foi mediante políticas sociais que seu governo se afirmou, se consolidou, construiu maiorias políticas no pais e pôde se impor.

Foi mediante o resgate do Estado como indutor do crescimento econômico e garantia dos direitos sociais negados historicamente para as grandes maiorias da população que Lula recuperou a legitimidade do Estado, promoveu o período de maior estabilidade e legitimidade de um partido político no governo na história democrática do Brasil.

Foi promovendo uma política externa centrada na integração regional e nos intercâmbios Sul-Sul que Lula afirmou a soberania até ali abandonada do Brasil no mundo e projetou o nome do país e o seu próprio como estadista de alcance mundial, no combate à fome e pela solução pacífica dos conflitos no mundo.

A direita continua a não entender o significado de Lula para o país, para o povo brasileiro e para o mundo, quando crê que mediante acusações infundadas e sobre temas ridiculamente sem importância consegue destruir a imagem de um líder como ele. Ao fazê-lo, reafirma a transcendência de Lula, seu temor da liderança dele, são formas disfarçadas de reverência a seu potencial de condutor do país a uma solução positiva e democrática da crise atual.

A grandeza da trajetória e da liderança de Lula contrastam com as baixezas e os personagens sórdidos que tentam protagonizar a impossível destruição da imagem do Lula no povo, porque ela não é produto de uma campanha de marketing, de mídia, que termina com a rapidez de uma bolha de sabão. Esse é o desespero da direita: não conseguir apagar o Lula da consciência das milhões e milhões de pessoas que tiveram seu destino mudado radicalmente para melhor com o governo de Lula e tem sua vida intrinsecamente vinculada à de Lula. Creem que pesquisas manipuladas apagam da consciência e da vida das pessoas um líder como Lula que, por sua vida e por sua atuação como líder político, estão na memória e na alma das pessoas para sempre.

Uma vez mais a direita será devorada pelo enigma Lula, pelo mito Lula, pelo Lula brasileiro da Silva, que representa o Brasil mais do que qualquer outros dos mais de 200 milhões de brasileiros, porque elevou as pessoas e o país à dignidade e ao respeito que sempre lhes tinham sido negados. O povo soube decifrar o enigma Lula e Lula conhece os interesses e a sensibilidade do povo brasileiro. Por isso desperta tanto temor nos de cima e tanta esperança nos de baixo, que são a grande maioria do Brasil.



EMIR SADER - Sociólogo e cientista político. 

12 comentários:

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM O SOCIOLOGO, EMBORA SEJA CONSTATEMENTE CRITICADA POR ISSO...
    VAI SER DIFICIL APAGAR O QUE LULA FEZ EM OITO ANOS...APLAUSOS MIL

    ResponderExcluir
  2. Anãlise perfeita, mas discordo da expressão Direita e Esquerda, que há muito tempo deixaram de existir no Brasil. Hoje, dos 37 existentes, só existem dois partidos existem de fato: o que está no Poder e todos os outros que se alianciam para chegar ao poder, sem ideologia, programa pragmático ou ideologógico. O que vale é o poder e, uma vez nele, fazer sucessores indefinidamente, pelo voto. No geral, está perfeita a análise, discordando só dessa expressão porque agora é tudo "volver" se chego ao poder para me manter nele.

    ResponderExcluir
  3. Decifra-me ou te devoro, disse a Esfinge a Édipo sem sombra de piedade.Você fez um texto magnífico com argumentos irrefutáveis. Parabéns, Stan. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, mesmo não sendo de sua autoria, parabéns pela escolha,sei que você também compartilha desta opinião.
    Seu blog está um luxo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Emir Sader sabe o que diz. Sempre que posso, leio Carta Maior. Obrigado, volte sempre Leia.

      Excluir
  5. Falas incontestáveis. Gostando ou não.

    ResponderExcluir