sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Tecelões do Sonho



Imagem: Tela de Salvador Dali - Google


O artista é um tecelão.
Fia seu sonhar com a linha feita do mais puro ouro cósmico.
Não importa o tipo de arte, nem matéria que a compõe.
Conta sim, a imaginação.
Um tear da mais fina quintessência traz o pensamento livre que vai bem alto...
Assim poetas, pintores, atores e uma infinidade de Tecelões do Sonho inventam
mundos paralelos e deleites que preenchem o vazio da realidade humana.
São eles que trazem cores e viço à vida, sem eles tudo seria árido, amargo, o
número de ocorrências tristes aumentaria caótica e absurdamente.
Eles nos envolvem em bálsamos preciosos que aliviam todas as dores, não
importa quais sejam.
Deus sim, os fez com este fim! Ele teve pena daqueles que apenas pisavam a terra,
colocou então divinos tecelões que pudessem fazer asas com o sonhar, para não machucar tanto nossos pés contra as duras pedras que formam o caminho.


Sonho


                Para realizar um sonho é preciso
         esquecê-lo, distrair dele a atenção. Por
         isso realizar é não realizar.
                                      Fernando Pessoa


Um dia tive um sonho...
Eu o trajei lindamente
(Roupagem de doce ilusão)
Mergulhei inteira em águas
De carinho,dedicação.

O tempo ia passando
Naquela quimera divina,
Até nas nuvens eu via
Toda ventura da vida,
No ar, no céu e no mar...

Tudo era colorido.
Para terra eu não olhava,
Nada era definido.

Eu evitava o concreto
Preferia o abstrato.
Conceitos eu repelia

Não queria o imediato.
Porém tanto sonhando
Cansei o vivo sonho,
Ele foi se enjoando.

Não queria ficar mais,
Estava entediado,
Preferia sonhos reais.

Assim foi fugindo aos poucos,
Assim foi se afastando.
E eu sempre esperando...

Desesperança veio me ver,
(Ela era bem divertida)
Troçava de minha amargura
Dizia que aquilo era a vida.

Depois chegou a descrença,
O medo, a solidão,
Todos irmãos da dor,
Que vivia em meu coração.

Súbito o sonho voltou.
Não era mais o mesmo.
Parecia querer explicar.

Mas eu o olhei a esmo,
Precisava desabafar:
"-Por que foi embora?

Eu gostava tanto de ti.
Agora estou desgostosa
De tudo me ressenti."
"- Sim,eu fui. Procurei os outros,
sonhos como eu, mesma família .

Não entendes? Te darei as sobras
E terás minha acolhida."
Muda, pendi a cabeça
Compreendi tudo ser vão,
Eu havia criado esse mundo
Mas o real era a razão.


Maria Ventania


Maria Ventania escreve no Recanto das Letras

10 comentários:

  1. Lindo demais, e é bem assim. Parabéns, pela escolha acertada. Tudo lindo, e o seu Blog, é maravilhoso,amigo, muito nobre de Du parte, ressaltar a poesia dos seus amigos, além de você ser um escritor fabuloso. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Uma ventania de beleza nos versos e no talento!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu quem agradeço sua generosa contribuição ao blog. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Tudo aqui é tão doce. ..Como é gostoso sonhar. . . Parabéns! Fica com Deus. . . Cleonice

    ResponderExcluir