domingo, 31 de março de 2019

pequeno esboço de um autorretrato




não sei de quem partiu a ideia
de se autodefinir na vida

se bem que a falta de definição
já seria a própria

ainda a pouco me perguntaram
o que esperava da vida

ora bolas preciso refletir
confesso nunca pensei sobre isso

assim como nunca pensei
o que espero da morte

talvez me falte espírito filosófico
como disse Jasper se não me engano

ando tão desatento que sequer
tenho reparado as coisas do universo

é isso mesmo

disseram-me que o homem foi à lua
fiquei ouvindo sem nada responder

julgando que eu não acreditava
arremataram dizendo que isto era fichinha

há até a possibilidade
de uma guerra nas estrelas

e dispararam a falar
um amontoado de coisas:

mísseis energia nuclear laser satélites
conquista do espaço vídeo-cassete

aquilo tudo foi entrando em meus ouvidos
sem que eu tivesse pedido

deixei os caras falando
acho que não notaram minha saída

como é? você acredita em deus?
pra qual time você torce?
vê a novela das oito?
massa! e a seleção?
a constituinte vai mudar nossas vidas
o senado vota uma nova lei do uso do solo

um moço lia um jornal exposto em uma banca
parei observando:

ele está se informando...

quando saí toquei em seu ombro e perguntei:

moço me explique uma coisa
porque não se resolve o problema da fome?
diante de tantas proezas por que há fome?

ele me olhou com olhos arregalados
e respondeu: sei lá! você é doido?

e me deixou plantado sem resposta

quando conversamos com amigos é natural
que todos expressem seus pontos de vistas
sobre variados assuntos:
política sexo religião amor arte e ...
aí não temos como fugir

pego meu copo de cerveja
com a maior seriedade falo
procurando não chocar ninguém
[afinal esta conversa vai dar em nada]
e acabo não falando o que penso:
é que nestas horas chego à conclusão que não reparo
nas coisas e a minha opinião não vem ao caso,,,

quando disse a uma menina sensível tudo isso
ela observou:
deve ser muito triste viver assim

J Estanislau Filho


Do livro Três Estações-edição do autor-1987






3 comentários:

  1. Bom dia Caro Escritor: Gostei de ler de cima para baixo e vice versa, são versos que acendem a chama da vida e da luta. Adorei. Parabéns e meu abraço. Luiza.

    ResponderExcluir
  2. Muito grato, amiga e parceira das boas letras. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Também espero da vida só a morte com dignidade.

    ResponderExcluir