sábado, 9 de maio de 2020

Galinhas no terreiro



Imagem: Dona Bela-minha mãe-1915/1996


Dedicado à Dona Bela, minha mãe - 1915-1996


Agitadas galinhas
entre galos e pintos
cocoricó no terreiro

Pintadas pretas
amareladas e brancas
galinhas no terreiro

A galinha rajada
orgulhosa não se apavora
engolindo milho no terreiro

A galinha garnisé
bica um pinto amarelinho
que rouba-lhe o milho no terreiro

A galinha d'angola
arisca e desconfiada
joga no papo milho no terreiro

A galinha adoentada
com cocoricó desafinado
quer o milho da peneira

A galinha apaixonada
bica o milho que um galo
oferece-lhe todo galante

Dona Bela dona do terreiro
faz caminhos com milhos
conduzindo as galinhas ao galinheiro



J Estanislau Filho


Poema de 28.09.88 está em meu livro O Comedor de Livros - 1991

Imagem: Google



14 comentários:

  1. Lindo poema e homenagem à tua mãe! De onde está deve te sorrir...abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Valeu, chica! Parabéns a você também e a todas as mães. Abraço, Stan

    ResponderExcluir
  3. Dona Bela fez caminhos com muitos... E mal sabia que estava criando filhos poetas escritores e também confessos entendidos da política mundial. Meus parabéns Stan. Linda sua mãezinha. Que Deus leve um abraço meu até ela... Continue em casa.

    ResponderExcluir
  4. Na casa de minha mãe também havia muitas galinhas. Um dia, chegou um intruso e levou todas. A homenagem ficou linda pois quem escreveu sabe bem fazê-lo! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras generosas, Fernanda. Feliz dia das mães!

      Excluir
  5. Oi Estanislau, a sua poesia me remeteu a lembrancas do sítio de minha avó. Parece que ainda escuto aquele ...pipipipi! Que coisa boa ter nossa mãe por perto; e quem já se despediu dela....também tem as suas lindas lembranças. Que quintal lindo Estanislau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina, que alegria receber sua visita. Feliz dia das mães, abraço. Fique em casa!

      Excluir
  6. Lembrei-me de São João do oriente. Da casa no alto da serra. Bela homenagem a tia Bela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado pelo comentário, seja você quem for! Na próxima digite seu nome. Volte sempre!

      Excluir
  7. Relembro minha avó, rodeada de aves no terreiro. Onde ia, iam atrás, tínhamos as escolhidas as mais gordinhas e bonitas. Que saudades. Comiam na nossa mão. Boa tarde, amei.🥰❤️👏

    ResponderExcluir