sábado, 14 de novembro de 2020

A Construção da Estrada de Ferro


     Em 1975 ou em  1976 comecei a escrever A Construção da Estrada de Ferro. A ideia nasceu à partir do conto Ninguém Atravessa a Ponte, que escrevera um pouco antes. Passei muitas noites de fins de semana acordado nessa construção. E por vários motivos tive de interromper a escrita, engavetando os rascunhos. Em 1977, se não me falha a memória, li A Metamorfose de Franz Kafka. Impressionado, li tudo do autor tcheco. Isso me deu ânimo de retirar os rascunhos da gaveta e prosseguir. Mas logo em seguida, 1980, o desemprego me pegou e procurar uma nova colocação era prioridade. Só por volta do início de 1994 retirei de novo os rascunhos esmaecidos da gaveta.  Relia e reescrevia. Assim foram passando os dias, meses, anos. A história realmente se transformava numa novela, literalmente. E nessas idas e vindas à gaveta, chegou o ano de 2014 em que considerei a história encerrada.
     Entre uma interrupção e outra eu lia Gabriel Garcia Marques, José J Veiga, Murilo Rubião, Julio Cortázar, entre outros gênios do realismo fantástico e mágico.
    O rascunho, que desde 2009 está num pen-drive, foi novamente retomado, para uma releitura  em 2019. Nova revisão em 2020, que pretendo ser a última.
     Quando olho para trás, vejo que se passaram mais de quarenta anos.
     Planejo lançar em 2021.

J Estanislau Filho




 

29 comentários:

  1. Me parece a construção de uma vida e não de uma estrada de ferro. Admirável a tua capacidade de escrever e reescrever a história e a construção. Toda obra física ou intelectual demanda trabalho, inspiração, talento e acima de tudo determinação. Quero crer que tens todas essas qualidades, pois se assim não fosse há muito terias desistido do intento. Pena que nesta terra a educação e a cultura sejam tão relegadas a segundo plano. Se pudesse te ajudaria na publicação, pois admiro teus escritos. Eu, acovardado, jamais publiquei um livro sequer. Não estou bem a par, mas me parece que na Amazon publica-se, em formato de e-book, gratuitamente. Torço pelo teu sucesso em mais essa saga. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela generosa presença. E também pela manifestação solidária. Vamos ver o desenrolar da conjuntura, não muito favorável às letras, Arnaldo. Felicidades, volte sempre!

      Excluir
  2. Lançará.Foram muitos anos de pesquisa, dedicação e será uma retribuição ao seu talento e perseverança. Conte comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Antonia. Sei que posso contar com a sua preciosa colaboração, que aliás já faz cotidianamente. Beijo.

      Excluir
  3. Muito bom aguardo ansiosa para ter em mãos um exemplar em minha casa.Meu abraço! Maria Luiza Bremide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha amiga querida. Obrigado, será um prazer te enviar o livro. Espero que em 2021 isso aconteça, apesar do contexto não ser favorável às letras. Volte sempre.

      Excluir
  4. É maravilhoso saber.
    E sei que vou lê-lo com muito gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão. Se possível deixe seu nome aqui. Abraço fraterno.

      Excluir
  5. Que maravilha Stan. Parabéns pra você, com certeza será um livro de muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marisa. Falando em livro, gostaria de receber o seu. Abraço fraterno.

      Excluir
  6. Com certeza !gostaria de ser convidada para o lançamento, aguardo o convite, abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. 40 anos se passaram, mas o sonho não acabou, já enxergo seu livro, fica aqui um abraço do seu sobrinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João Batista. Muito bom a sua presença aqui. Vamosquevamos rsrs.

      Excluir
  8. Você é muito talentoso! Vá em frente...
    Sucesso garantido. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria José, conto com o seu apoio, mais uma vez. Grato.

      Excluir
  9. Parabéns porque a gente escreve do que o coração e a memória nos ressignificam e nos plenificam para ajudar outras gerações a entender o mundo e o sentido da vida. Continue assim... Parabéns. ___ Quando puder, veja e leia, por gentileza, obrigado: ____ PADRE MIGUEL DE ANDRADE LEITE - José J B Pereira, filho do Dr. Sebastião Pereira, o Nhozinho da Dona Rola, Maria Luíza de Jesus, de São Miguel do Cajuru, MG. _______ https://www.recantodasletras.com.br/biografias/3450499 ____ ORAÇÃO PARA PEDIR GRAÇAS AO PADRE MIGUEL DE ANDRADE LEITE J B PEREIRA - 04/09/2020. --- Bom escutar o relógio a badalar as horas na Igreja Católica... ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES E JESUS NOS PEDE QUE OREMOS: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários.” (Mt 9,38)
    _______EVANGELHO: JESUS AINDA NOS ALERTA HOJE! _____ https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/7054819 ______Homenagem ao Padre Clécio Alencar pela sua presença "in persona Christi" em Cajuru, MG - Parabenizo ao Pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo / S. M. do Cajuru-MG: Nosso Padre Clécio Alencar pela sua presença nessas comunidades._____ Deus e a Virgem Santíssima lhe conceda vigor, ternura, santidade sacerdotal, unção e paciência que dimanam da sabedoria e da prudência. ____ https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7115319 ___
    Solicitação de abertura de processo de servo de Deus ao Padre Antônio Joaquim Gomes ( * 1903 - + 2003), de Jaguariúna, SP.
    Qual é a missão do ANJO da GUARDA? ___02 de out. de 2020
    https://www.youtube.com/watch?v=7upcUHe6nEU
    ________ Faça sua comunhão espiritual hoje e agora. ____https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7084895 ___ O presépio feito por São Francisco de Assis & O SIM DE MARIA NOS TROUXE JESUS: assim, podemos afirmar ser cristãos católicos. https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/7118507 ____ Viver sim, abortar não! Direito do nascituro nascer; direito e dever de ser mãe e ser pai... Deus é Pai e Mãe... Nosso! & CANAL REGINA FIDEI A ORDEM MAIS DIFÍCIL QUE O PADRE PIO OBEDECEU - Tenho vários amigos que me são exemplos de controle emocional saudável. Mas, somente sou eu o único capaz de controlar flexivelmente as emoções, sem reprimir e nem me vitimar, nem manipular as pessoas... Ao ajudar a mim, estou a ajudar os outros e aos meus amigos e aos meus alunos.______ https://www.recantodasletras.com.br/oracoes/7115251 ___ Dom Tihamér Tóth: bispo dos jovens: Livros em Molokai. ATAQUE AO PADRE PIO - Paulo Freire __ educacao-disruptiva-e-metodologias-ativas-de-ensino _ Viviane Mosé contra escola prisão... Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt
    -Livros Molokai --PatnSnteproocnsuaaoirnafuedfdlocSa _____ https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/7111058 ______

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bosco, pela presença amiga. Vamos interagir mais. Abraço fraterno.

      Excluir
  10. Parabéns pela sua ínclita observação que nos lega o sentido para outras gerações, e o passado vive no presente... como memória coletiva... E baú de valores e convicções para o porvir. joseboscolpp@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Querido Estanislau!
    Sempre pensamos que determinamos a hora do nosso livro botar a cara para tapa ou beijo e não é nada disto! Por mais incrível que pareça(desculpas pelo senso comum),é o próprio livro que se liberta e nos liberta! tenho certeza de que A Construção da Estrada de ferro está amadurecido para nos deleitar, embora eu não domine nem entenda este conceito de "amadurecido"! Adelante, moço! Suave dia! E grata pela confiança !

    ResponderExcluir
  12. A teimosia do escritor. O mundo gira e ele se encontra nos rascunhos, nos sonhos, no que acredita e sabe. Parabéns Stan. Mais sucesso. Aguardo o lançamento. É muito bom te ler. Devorou uma biblioteca ou umas, o que torna seus escritos com sabor de Cultura, de quem busca, para presentear o leitor com o seu melhor texto. O leitor agradece. Abraço Olynda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Olynda. Seu olhar sobre meus textos me estimula. Feliz 2021!

      Excluir
  13. Sou suspeito pra opinar. Você sabe do meu apreço por seu trabalho s por esse em especial. Força. Abraços. tmj

    ResponderExcluir
  14. É assim mesmo que acontece, escrevemos, relemos e sempre refazemos. Que seu trabalho tenha mais sucessos. Parabéns!!

    ResponderExcluir