sábado, 28 de novembro de 2020

BRASIL

Imagem: Blog do Dr. Ozires Silva


O cidadão se apresenta:
Muito prazer, então você é o Brasil!
Engraçado, olho o mapa, observo...
Brasil, interessante!
Quer dizer, então, que você é o Brasil?
Mas, o que é o Brasil? O que significa?
Terras, matas, rios, litoral, minérios, montanhas?
E quem são estas pessoas que pisam este solo?
Que derrubam matas, poluem os rios e o ar!
Cortam montanhas, constroem edifícios e abrem túneis!
E quem são estas pessoas que cavoucam este chão?
Brasil quer dizer o quê? Nomes não dizem nada.
Poderia ser Sucupira, Jacarandá...
Então não seríamos brasileiros, mas jacarandeiros...
Mudaria alguma coisa?
Eu, reles cidadão me sentiria mais orgulhoso?
Quero que saiba, ô Brasil, que para mim não faz a menor diferença,
qualquer nome daria no mesmo.
O que sei é que sou um cidadão!
E ando desapontado...
Não com você, Brasil, Sucupira, Jacarandá, Jequitibá.
Montanhas, rios, florestas, não desapontam ninguém.
No começo até pensei que fosse com você o meu desapontamento.
E tive vontade de sair de você.
ir para outro Brasil: China, Albânia, Portugal...
Não é que os brasileiros descobriram Portugal!?
Ir pra cochinchina, pros quintos.
Até descobrir que você não tinha nada com isso.
É como se alguém usasse uma sandália e depois a jogasse fora, pois
não tinha mais serventia.
Descobri, então, que o meu desapontamento era com os homens, pois são eles que destroem.
Só não vão jogá-lo fora feito sandália surrada, porque não se joga fora este mundão de terra, rios, montanhas...
Primeiro eles poluem, abrem buracos por tudo é quanto é lado, derrubam as matas, matam os pássaros, devastam tudo, para saciar a fome de lucro imediato, por causa do vil metal.
E vão embora, deixando atrás de si a destruição.
Mas, nós, brasileiros, jacarandeiros ou sucupirenses, ficaremos, para cuidar carinhosamente este chão.
Dar-lhe remédio.
Amá-lo.


J Estanislau Filho


Contagem, 03 de novembro de 1989

O Comedor de Livros, meu terceiro livro semi-artesanal - 1991


Em 2021 A Construção da Estrada de Ferro (Romance)


Imagem: jef Livros do autor


13 comentários:

  1. PARABÉNS J. ESTANISLAU. AMEI A SUA CRONICA. SE ME PERMITIR COLOCAREI EM UM DOS MEUS LIVROS. UMA DAS MELHORES CRONICAS SOBRE O NOSSO BRASIL. UM ABRAÇO. O VERSO LIVRE É MUITO DIFÍCIL. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura, Birck. Quanto a colocar em seu livro, lógico que está autorizado. Uma honra. Depois eu gostaria de ver e reler. Abraço literário.

      Excluir
  2. Poxa! Tu me surpreendes a cada dia.
    Parabéns, autor poeta.

    ResponderExcluir
  3. Tao forte, tão amoroso poema ao nosso Brasil. Terra abençoada. Homens não o enxergam como alma que chora.
    Abraço, amigo. É bom te ler.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Estanislau, você traduziu todo nosso sentir, nesse texto poético requintado e puro. Tão cristalino, como as cachoeiras que banham nossas terras. PUNGENTE. Amei essa leitura. Receba Meus aplausos. Um abraço com admiração poética.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa poesia, com vários questionamentos. O BRASIL é lindo, mas quem manda são os poderosos, a elite e o agro negócio. Aplausos mil

    ResponderExcluir
  6. O Brasil é Brasil desde sempre. Os seres humanos que evoluem a cada dia. E infelizmente pra pior. Digo "devoluição"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Neide, sua leitura me estimula. Volte mais vezes. Abraço!

      Excluir
  7. Parabéns meu amigo. Deus continue te dando sabedoria. Suas poesias são muito impactantes. 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir