terça-feira, 22 de junho de 2021

Das Minhas Lembranças 9

Imagem: Google


Em 1987 retornei à categoria metalúrgica. Mas não à militância sindical. Até o dia em que os companheiros Juvenil Francisco e o Cachorrão, distribuindo boletim na portaria da fábrica, me abordaram. Eu não pretendia voltar à militância sindical. Trabalhava no escritório, o sindicato estava em boas mãos. Mas a consciência me cutucava. Em outra ocasião, numa campanha salarial, Juvenil e Cachorrão me convidaram a escrever algo para o Suggata, boletim especial dirigido às trabalhadoras e e aos trabalhadores da Suggar, empresa que me possibilitou retornar à categoria. A diretoria do Sindicato decidira criar um material específico para cada fábrica. Escrevi o poema abaixo, sob o pseudônimo de Bigode, que foi publicado no Suggata:


mulheres na linha de montagem


tão belo tão bom
tão sexy vê-las de mãos ágeis
mãos hábeis
as mulheres na linha de montagem...
lábios e bocas
levezas
plumas belezas
entre alicates
parafusos e parafinas
as mulheres na linha de montagem...
fazendo riquezas
construindo lucros
que sonham um dia ser dividido
repartido.
tecendo as mudanças
balançando as tranças
na linha de montagem.
sonhos e manhas nas manhãs
nas tardes que não tardam
e nas noites do País.
mulheres na linha de montagem
com sorriso doce
com pisar leve
com amor
preparam um amanhã
de luz e cor


Ao contrário da Belgo Mineira em que trabalhavam poucas mulheres, todas no escritório, na Suggar eram várias na linha de montagem. O poema acima foi escrito em homenagem a estas guerreiras.



 J Estanislau Filho




4 comentários:

  1. São guerreiras, merecida homenagem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bela recordação. Muitos beneficios foram conquistadas e o Sr. Juvenil Francisco foi um Lider que muito contribuiu neste cenário das Lutas Sindicais.👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir