terça-feira, 9 de agosto de 2022

Das Minhas Lembranças 36


 Várzea das Flores

Parque Gentil Diniz

7 de agosto de 2022.  Depois de tomar o café da manhã, decidi fazer uma faxina básica na casa. Enquanto passava o pano de chão,  refletia sobre quem poderia se interessar pelas minhas lembranças.  Não vou cair na armadilha do utilitarismo.  E os pensamentos tomaram outro rumo.  Como desenvolver a narrativa de como fui eleito ao Conselho Municipal do Meio Ambiente de Contagem, o COMAC?  Continuei a faxina, enquanto Antonia lavava umas peças de roupa e eu buscava na memória o que acontecera naquela manhã. Sei que foi numa manhã. Quanto ao dia, mês e ano, não sei exatamente. Provavelmente em 1998. Ou seria 1999. Bastava ir à secretaria e pesquisar as atas, mas como disse lá atrás, optei somente pelo que a memória traz à tona.  Sei que no dia da escolha houve uma tentativa de impedir a minha participação, por parte da assessoria do Secretário Juca Camargos,  sob a alegação de que a denominação da entidade que me indicara, a Associação Comunitária do Bairro Industrial, deveria ser 'associação de moradores'.  Que coisa!  Célia Cristina Zatti, funcionária da prefeitura, lotada na Secretaria do Meio Ambiente, intercedeu a nosso favor e o impasse foi superado.  A vereadora Letícia da Penha foi conselheira, representando o legislativo municipal. 
     No processo de escolha do representante da sociedade civil eu me lembro de que havia um outro candidato à vaga ao conselho.  Nos reunimos com as lideranças, para a definição.  Não sei como chegamos ao consenso, se houve votação ou se o concorrente retirou a candidatura.  Enfim, fui eleito, com o apoio de cerca de quinze entidades.  E logo após tomarmos posse, houve um café e confraternização. À partir desse dia, iria enfrentar os interesses dos chamados empreendedores, em outras palavras, especuladores  imobiliária  em pautas que pretendiam avançar sobre áreas protegidas pela legislação ambiental, em especial sobre a represa de Vargem das Flores, responsável pelo abastecimento de água de cerca de 70%  da população de Contagem.  Um curso rápido sobre a legislação ambiental foi ministrado aos novos conselheiros por Célia Cristina e Sirlene.  Siglas como LP (licença prévia), LI (licença de instalação),  EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto do Meio Ambiente),  passaram a fazer parte do meu trabalho. A represa de Várzea das Flores passou a ser prioridade em nossa luta, que se desdobrou na coleta seletiva do lixo.  As reuniões do conselho aconteciam no Parque Gentil Diniz, aconchegante, preservado, com árvores e pássaros, além de miquinhos.  E você, que me lê, morador de Contagem ou não, faça uma visita. É legal!

J Estanislau Filho

Parque Gentil Diniz


 

7 comentários:

  1. Stan, você é um verdadeiro mestre na arte de reunir tantas boas lembranças, nos mostrando como ser útil a comunidade. Receba meus aplausos. Um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  2. A defesa do meio ambiente é primordial para a vida dos povos e começa pela ação das pessoas do lugar onde mora. Parabéns pela luta e por compartilhar a sua história. ❤️

    ResponderExcluir
  3. Bons tempo, puxando também na Memoria, lembro que neste periodo vc ficou responsável para escrever o Jornalzinho do Metrô, que distribuiamos mensalmente.

    ResponderExcluir