sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Das Minhas Lembranças 57



No Espaço do Saber em Contagem, autografando Crônicas do Amor Virtual

No lançamento de Crônicas do Amor Virtual

M
anter o estoque de livros em casa era um transtorno. Onde colocar quinhentos e algumas vezes mil livros?  Aprendera com a indústria e o comércio a "desovar" estoque. Mas como, se encontrar leitores e leitoras não é a mesma coisa que encontrar consumidores? Não, livro, com disse Lewis Hyde não é commodities .  Não se resolve com "promoções" e "liquidações".  Não funciona para uma obra de arte.  Nesse caso, desovar significa doar.  Assim que os lançamentos e os mecenas da cultura popular adquiriram seus exemplares, a alternativa é a doação. Ou então correr atrás de mais leitores.  Mas como, se o tempo era escasso? Mesmo autoras e autores "consagrados" não sobrevivem unicamente por meio de seus livros.  Eu sempre trabalhei na iniciativa privada, onde garantia o meu sustento e da família.  A escrita é um dom. E também um lazer, mesmo para quem quer profissionalizar-se. 
Lançamento de Palavras de Amor no Berimbau Circo Bar

     Tempos atrás,  as gráficas imprimiam por fotolitos. Nesse caso, seria inviável lançar, por exemplo, cem exemplares.  O preço unitário iria pras alturas.  Mil exemplares era o mínimo recomendado, por isso era necessário espaço maior em casa. Com a impressão digital, a coisa mudou.  E um monte de "editoras" surgiram.  Adeus fotolitos.  

     Assim, em 2011 lancei pelo selo Editora 24 horas meu livro de poesias, Palavras de Amor e no ano seguinte, 2012, Crônicas do Amor Virtual e Outros Encontros pela Editora Protexto.  E vi o meus leitores esvaírem.  Apenas cerca de cem exemplares de Palavras de Amor foram vendidos.  Crônicas do Amor Virtual e Outros Encontros, cerca de cento e cinquenta. 

Com Milson do Berimbau Circo Bar

Márcia, Isabela e eu no lançamento de Palavras de Amor

Isso posto, conto como foram os lançamentos. É possível encontrá-los nas editoras e em algumas plataformas, como Livraria Cultura, Amazon ou na Estante Virtual. 

     Palavras de Amor teve um único lançamento, no bar do Milson, o Berimbau, em Contagem, que tinha e talvez ainda tenha, um pequeno palco, onde a Banda Negume, cujo vocalista era o meu amigo Sebastião Maria, se apresentou.  Foi uma noite agradável. Apesar de algumas ausências, lá estiveram meus mecenas. Expus,  a convite do parceiro de letras, Wagner M Martins, Palavras de Amor, juntamente com o poeta Fábio Brandão e a poetisa Marli Caldeira, durante um encontro cultural no Teatro Municipal de Sabará. Suzana Barbi foi quem nos deu carona. Foi uma noite de muitas gargalhadas.  

     E de novo, em Contagem, no Espaço do Saber, lancei em 2012,  o Crônicas do Amor Virtual e Outros Encontros, que contou a apresentação musical da banda Taxman. 

Celêdian, eu e Dayrel


Lançamento de Palavras de Amor no Berimbau Circo Bar


6 comentários:

  1. O que dizer para um escritor?
    Sei que a vida de um escritor não é facil..."Mas eu amo poder caminhar pelas mentes alheias."
    Amo a leitura e fico triste com a luta de um escritor e me sinto em dívida, sempre.
    Parabéns Mestre!

    ResponderExcluir
  2. Um escritor insaciável! Sempre atento a tudo ao seu redor, para transformar em textos incríveis, densos e criativos. Estive em pelo menos metade, destes lançamentos. Sempre uma honra. Parabéns Tio Zezé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, sobrinha. Grato pelo apoio!

      Excluir
  3. Sei bem como é essa luta! E como sobram, geralmente, muitos livros para guardar! Não contei com mecenas, fazia lançamentos individuais. Contei, é verdade, com um escritor, coordenador da oficina literária de que participei, que ganhou vários prêmios importantes e se tornou muito respeitado. Sempre me deu o seu apoio. Agora, é outro mundo, pura tecnologia, redes sociais - não me sinto muito à vontade. Mas, continuo a escrever, sempre que há oportunidade. Escrever é uma sina, não achas? Um abraço da Beatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, parceira de um. Volte mais vezes

      Excluir