quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Toda Nudez Será Castigada




     
Nascemos nus.

     Quando menos se espera lá vem a bronca:
     - Menino(a) sem vergonha, vá se vestir!
     - Menina fecha esta perna senão vai apanhar!
     Repito: nascemos nus, inocentes. Depois de abraços e carícias, inclusive em nossos órgãos genitais, nos ensinam rudemente que a nudez é feia. É preciso esconder o corpo.
     Vergonha + Medo = culpa
     Assim vamos crescendo e compreendendo a lógica dos adultos e da educação. Reprimidos nos tornamos inseguros e em algos casos, promíscuos - vertente perversa da repressão. Cheio de sentimentos de culpa e medo, estamos preparados para o convívio social: subjugados, anulados. 
     Nascemos nus. Na medida em que crescemos, cobrimos e nos cobrem com as mais estranhas vestes até o fim de nossos dias, quando nos cobrem com o paletó de madeira.


J Estanislau Filho.
Do livro Crônicas do Cotidiano Popular - Ed. do Autor 2006


11 comentários:

  1. E nos cobrem de vergonha de sermos humanos e termos nascido nus, incrível maneira de redimensionar a natureza, ten as suas mãos Escritor Stan*****, ficou muito bom, para ler e reler em noites e dias, onde procuramos boas leituras. Beijos e felizes festas de final de ano, Luiza Michel

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela presença Luiza. Seja sempre bem-vinda.

    ResponderExcluir
  3. Pois é: da nudez ao paletó de madeira! Vida/morte louca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Claudio, pela leitura e comentário. Volte sempre. Feliz 2015.

      Excluir
    2. Não devemos envergonhar do nosso corpo de maneira nenhuma,devemos sim conhecê-lo e conservá-lo pra conseguimos a supremacia de uma vida saudável, mais ultimamente há uma banalização e muito erotismo precocimente e erroneamente sob o meu conceito,o corpo é o templo do Espírito Santo.

      Excluir
  4. Insanidade, Claudio. Obrigado, volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. A sociedade impôs ao homem, regras hipócritas! Aliás, sempre vivemos na hipocrisia! Um belo e reflexivo texto, amigo Estanislau!!! Angela Lara

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, amiga e talentosa parceira de letras. Grato pelas palavras de estímulos. Tenha um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  7. Luiza De Marillac Michel, relendo e aplaudindo de pé sua linda poesia. Meus parabéns e um abraço com carinho de sempre.

    ResponderExcluir